frango

Frango-d’água (Rallus aquaticus)

O frango-d’água (Rallus aquaticus) é uma das espécies mais discretas e de difícil observação da nossa avifauna. São raras as vezes que se mostram, mas é possível ouvir as suas vocalizações que lembram um suíno.

[© Armando Caldas, todos os direitos reservados] – Frango-d’água adulto.

Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Rallidae
Género: Rallus
Espécie: Rallus aquaticus

Distribuição e Ecologia
Estatuto de conservação em Portugal: “Pouco preocupante” (LC). Apesar de mundialmente estar classificado também como “Pouco preocupante”, aparentemente a pulação está a diminuir.
Distribui-se por toda a Europa, embora não exista nas zonas de maior altitude e nas zonas mais frias, Ásia e Norte de África. Também está presente na Islândia. Em Portugal o frango-d’água ocorre de Norte a Sul (distribuição que no litoral é alargada e no interior muito descontínua), embora seja rara em Trás-os-Montes e na Beira Interior devido à falta de habitat. Os pauis do Baixo Mondego, os estuários do Sado e do Tejo e a lagoa de Santo André são as principais áreas de ocorrência (pode ver o mapa de distribuição aqui).
O frango-d’água é uma ave típica de zonas húmidas, como lagoas, açudes, pauis, estuários, rios, ribeiras, arrozais em pousio, valas, canais e salinas abandonadas. É uma espécie extremamente discreta e muito difícil de observar, portanto a existência de vegetação densa e bem desenvolvida nestes habitats é extremamente importante (por exemplo, caniçais, sapais ou salgueirais).
É fundamentalmente residente no nosso país, no entanto, existe um fluxo significativo de indivíduos migratórios provenientes doutras partes da Europa. É uma ave de hábitos diurnos, que se alimenta caminhado em zonas de água pouca profunda ou cobertas de lama e mais raramente enquanto nada.
Em Portugal ocorre a subespécie nominal (Rallus aquaticus aquaticus).
Alimentação: omnívoro, embora ingira alimento de origem animal em maior quantidade, sobretudo invertebrados aquáticos.

Morfologia Externa e Identificação
Comprimento: entre 23 – 26 cm.
O frango-d’água é uma ave relativamente pequena, com a parte traseira arredondada, pescoço um pouco comprido e bico longo, estreito e ligeiramente curvado. Possui as partes superiores castanho-azeitona malhadas de preto, face e peito cinzento-azulado e flancos e abdómen listrados de preto e branco. O bico é vermelho com o cúlmen e a ponta mais escuros, as patas são alaranjadas e a íris é avermelhada. Os juvenis são todos acastanhados, sem o cinzento-azulado (ver no primeiro vídeo).
É característico da espécie movimentar-se cautelosamente e a seguir rapidamente. Voa pequena distâncias, com batimento d asas muito rápidos e patas pendidas. Mantém frequentemente a cauda curta levantada, semelhante à carriça (Troglodytes troglodytes).
É muito difícil de observar o frango-d’água, mas é comum ouvi-lo. Pode ouvir as vocalizações aqui.

[© Armando Caldas, todos os direitos reservados] – Frango-d’água adulto.

Reprodução
Por ser uma espécie tão furtiva nada se conhece sobre a reprodução em Portugal. Estudos realizados noutros países europeus mostram que estas aves são extremamente territoriais, têm uma época de reprodução prolongada e podem criar 2 ninhadas num só ano. Os ninhos são bem escondidos na vegetação densa e as posturas compreendem normalmente 6 a 11 ovos. A incubação dura de 19 a 22 dias.

Referências
Cabral, M.J., Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand, A.N., Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queirós, A.I., Rogado, L., and Santos-Reis, M. (2005). Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. (Instituto da Conservação da Natureza, Lisboa).
Catry, P., Costa, H., Elias, G., and Matias, R. (2010). Aves de Portugal: Ornitologia do Território Continental. (Lisboa: Assírio & Alvim).
Svensson, L. (2012). Guia de Aves (2º edição). Assírio & Alvim, Porto.
http://www.avesdeportugal.info/ralaqu.html
http://www.iucnredlist.org/details/full/22725141/0

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s