A magia do Outono

Com o Outono chega a chuva. Os dias mais húmidos e menos quentes  resultam no desabrochar  destes curiosos organismos. Curiosos no sentido de alguns serem comestíveis, outros mortais e ainda outros medicinais, mas no fim tudo se resume à sua grande diversidade e beleza.  Penso que o Outono não seria a mesma coisa sem os cogumelos, tal como não seria a mesma coisa sem as folhas multicor caídas no chão.

Photograph The beauty of Autumn by Daniel Santos on 500px

[© Daniel Santos, todos os direitos reservados] – Melhor qualidade e detalhes da fotografia aqui.

4 comentários a “A magia do Outono”

  1. Está muito bonita a fotografia. Parabéns Daniel Santos!
    Penso que o Portugal Selvagem poderá ainda acrescentar, que durante a magia do outono, existem inúmeras zonas do pais onde a apanha dos cogumelos, é feita de tal forma desregrada e inconsciente, arrancando essas folhas coloridas de ancinho ou de enxada, removendo e arrancando tudo para encontrar os cogumelos mais jovens, pois são os que valem mais, como as espécies de Boletus edulis, B. aereus, B. aestivalis e B. regius, As hifas destes cogumelos ligam-se às raízes, protegendo as arvores dos parasitas, transferindo-lhes sais minerais, e aumentando a capacidade de absorção radicular de água, entre tantas outras vantagens.
    Ainda os cogumelos que decompões as folhas, são também agentes naturais que defendem a floresta, que transformam todas essa enorme quantidade de folhas, troncos, pinhas, cadáveres de arvores e de animais, enriquecendo no final os solos com novos nutrientes.
    A apanha desregrada, com a perturbação e a pressão exercida nos bosques e florestas, as espécies invasoras e os fogos.
    Estes comportamentos coloca em risco, a médio e a longo prazo, a viabilidade da própria floresta. É importante deixar essa referencia e fico grato pela oportunidade de o poder fazer aqui.
    Aproveito para acrescentar, que a espécie fotografada uma Stropharia aurantiaca, espécie não comestível mas lindíssima.🙂
    Viva a Magia do Outono!
    Saudações circulares
    Rui OC

    1. Olá Rui.
      Muito obrigado pelo comentário repleto de informações interessantes e obrigado pela identificação. Eu adoro cogumelos, mas não conheço as espécies muito bem, tenho que me aplicar mais neste assunto. Qualquer dia publico um artigo sobre a importância e diversidade de cogumelos, mas primeiro tenho que reunir bibliografia de confiança. Há algum livro que me possa aconselhar?

      Daniel Santos

  2. Olá Daniel.
    Sugeria por exemplo os livros do Paul Stamets – como o Mycelium Running. Um bom guia de campo como os do Regis Courtecuisse e do Pierre Roux.
    Pertenço à EcoFungos – Associação Micológica, em Lisboa, e se necessitar de algum apoio em identificação pode contactar-nos pelo Facebook..
    Até breve
    Rui OC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s