guarda_rios

Guarda-rios (Alcedo atthis)

O guarda-rios é uma ave que pode ser vista junto a massas de água ricas em peixe. É facilmente distinguível de qualquer outra ave pelas suas cores vivas, sendo uma das mas bonitas aves de Portugal.

""Medidas [© Armando Caldas, todos os direitos reservados]

Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Coraciiformes
Família: Alcedinidae
Género: Alcedo
Espécie: Alcedo atthis

Ecologia
Estatuto de conservação em Portugal: “Pouco preocupante” (LC).
Esta espécie pode ser encontrada por toda a Europa, em certas partes da Ásia (incluindo a Indonésia) e no norte de África (pode ver aqui o mapa do planeta com a respectiva distribuição). É exclusivamente continental e ocorre praticamente por todo o território, embora existam zonas onde não está presente, devido à escassez de habitat favorável. É claramente menos abundante no norte do que no sul.
O guarda-rios é bastante específico no seu habitat, sendo encontrado perto de linhas de água, com preferência nas de pequeno e médio caudal, com curso lento ou moderado. Também pode ocorrer em águas salobras ou salgadas, no entanto, nestes locais é mais raro durante a época de reprodução. Não habitam apenas rios e ribeiras, estando presente também em albufeiras, açudes, estuários, e lagoas. Podem existir noutros locais, mas em números mais reduzidos. É relativamente puco frequente em zonas montanhosas, onde ocorre geralmente até aos 900 m (mas pode em certas ocasiões passar os 1000 m de altitude).
Esta espécie é residente no nosso país, embora possa haver alguns movimentos amplos por parte dos juvenis, mas não ultrapassando a fronteira. É possível que as aves adultas também efectuem pequenos movimentos sazonais, em resposta a condições ambientais adversas (por exemplo, períodos de seca ou pluviosidade intensa). Apesar de tudo grande parte da população portuguesa é sedentária.
Esta é uma ave de hábitos diurnos.
Alimentação: é constituída sobretudo por peixe, mas também em menor escala, de crustáceos e insectos. Os anfíbios são outros organismos que podem fazer parte da dieta do guarda-rios. Quando o guarda-rios captura as suas presas, bate-as contra o poiso de forma a matá-las antes de as comer (pode comprovar este comportamento no vídeo em baixo).

Morfologia Externa e Identificação
Comprimento: entre 17 e 19 cm.
O guarda-rios é uma ave inconfundível, não havendo outra ave parecida no nosso país. Apresenta patas e cauda curtas e bico bastante comprido em comparação com o seu tamanho. Exibe cores vivas, tornando esta ave uma das mais bonitas da nossa avifauna. A coroa e as asas são azuis-esverdeadas e o dorso e a causa são de um azul vivo. As partes inferiores e as manchas das faces são alaranjadas e a garganta e a parte lateral do pescoço são brancas. As patas são avermelhadas. Os machos apresentam o bico todo preto e as fêmeas têm a base da mandíbula inferior avermelhada.
Os juvenis são semelhantes aos adultos, mas com a plumagem mais baça e esverdeada.
Mesmo apresentando todas estas cores pode ser difícil de detectar quando está imóvel à sombra. A sua presença é sobretudo notada quando vocaliza, durante voos rápidos e rectos, sobre a água.
A vocalização do guarda-rios pode ser ouvida aqui.

"Dedicado [© Armando Caldas, todos os direitos reservados]

Reprodução
Nidifica nas margens de cursos de água, com alguma vegetação. O ninho é escavado num talude arenoso, sendo constituído por um túnel com alguns metros, que termina numa câmara onde são regurgitadas espinhas de peixe de forma a tornar o ninho mais confortável para as crias.
A época de nidificação tem início em Abril e na Europa cria uma a três ninhadas por ano. A postura é constituída por 6 a 7 ovos e a incubação dura cerca de 20 dias. As crias estão aptas a voar aos 23 dias de idade.

Bibliografia
Catry, P. e outros (2010). Aves de Portugal, Ornitologia do Território Continental. Assírio & Alvim, Lisboa
Almeida, P. e outros. 2005. Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. ICNB
Svensson, L. (2012). Guia de Aves (2º edição). Assírio & Alvim, Porto
http://www.iucnredlist.org/details/22683027/0

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s