Redescoberta espécie de lagarto

Redescoberta espécie de lagarto que se pensava estar extinta. Ocorre na floresta equatorial e desde o anos 50 que não era descrita cientificamente.  

A espécie já não era formalmente descrita pelos cientistas desde 1953. Depois dessa data, o lagarto-pinóquio (Anolis proboscis) apenas foi avistado em 2005, por um grupo de ornitólogos. Um dele partilhou uma foto do animal na Internet e herpetólogos chegaram à conclusão que o lagarto-pinóquio ainda vivia.

Nos anos seguintes vária equipas de cientistas viajaram até esta área com fim de encontrar e estudar o lagarto. Quando o descobriram chegaram à conclusão que estão extremamente bem camuflados e são incrivelmente lentos. Apenas os machos possuem estes “narizes”, que não são rijos (têm alguma flexibilidade), e ainda não se sabe bem as suas funções.

A última equipa também fez algumas descobertas acerca do habitat do lagarto. “Nós descobrimos que estes lagartos ocorrem em habitats muito diferentes do que é sugerido na literatura. Nunca ninguém tinha encontrado o lagarto na floresta fora de áreas abertas. Os outros avistamentos foram feitos na borda da floresta”, disse Arteaga.

Fonte: http://newswatch.nationalgeographic.com/2013/10/08/pinocchio-lizard-spotted/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s