Desenvolvida rede de pesca sustentável.

Esta rede possui um sistema de saídas iluminadas, que permite os peixes menos desenvolvidos escaparem, evitando mortes e desperdícios desnecessários. A ideia foi de um designer britânico, que com a sua invenção venceu o prestigiado prémio internacional Dyson.

 (© Dyson Foundation, todos os direitos reservados)

“Um designer britânico venceu o prestigiado prémio internacional por ter criado uma rede que permite uma pescarias sustentável, prevenindo que os peixes mais pequenos fiquem retidos nas redes. Dan Watson desenvolveu um sistema baseado numa série de anéis de escape, adaptados às redes de pesca. Estas redes podem ser uma resposta ao problema controverso de desperdício da actividade piscatória, que captura colateralmente os peixes mais pequenos que são deitados fora e que reduz o desenvolvimento das reservas de peixe.

O recém graduado do The Royal College of Art irá receber o prémio James Dyson que reconhece e premeia designs imaginativos que solucionam problemas globais.

Os anéis de escape permitem construir redes seguras, tendo sido desenvolvido com base no comportamento de escape e na fisiologia dos peixes. Os peixes pequenos e médios em situações de stress nadam para cima, enquanto os peixes grandes nada para baixo. A rede foi desenhada para que os peixes mais desenvolvidos sejam capturados enquanto os mais pequenos têm saídas de emergência iluminadas.”

Notícia retirada de: http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Rede-de-pesca-sustentavel-vence-o-premio-Dyson?bl=1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s