Baleia mais rara do Mundo vista pela primeira vez!

Foram encontrados 2 indivíduos (adulto e cria) mortos de baleia-bicuda-de-    bahamonde (Mesoplodon traverssi), na Nova Zelândia. Já se conhece a espécie à 140 anos, mas apenas se tinham encontrado ossos. Este animal ocorre no Oceano Pacífico, sendo capaz de mergulhar a grandes profundidades. Alimenta-se de lulas e   de pequenos peixes. Esta é considerada a baleia mais rara do Mundo!

“Testes de ADN revelaram que os corpos de uma baleia com cinco metros de comprimento e da sua cria macho, encontrados numa praia da Nova Zelândia, são da espécime baleia-bicuda-de-bahamonde (Mesoplodon traverssi), a baleia mais rara do mundo, da qual apenas tinham sido observados restos de ossos.

Os corpos foram encontrados em dezembro de 2010 na praia de Opape, Nova Zelândia, mas pensara tratar-se de uma espécie de baleia mais comum. A descoberta foi agora revelada na publicação científica “Current Biology”.

Mesmo já sem vida, os corpos das duas baleias permitiram aos cientistas recolher inúmeros dados sobre a espécime.

Os cientistas descobriram a sua existência, em 1872, através de fragmentos de ossos encontrados  numa ilha remota do Oceano Pacifico. Restos de caveiras encontrados na Nova Zelândia, nos anos 1950, e no Chile, em 1986, permitiram saber que ainda continuava a existir.

A baleia-bicuda-de-bahamonde vive em águas remotas do Oceano Pacifico. Capaz de mergulhar até grandes profundidades, alimenta-se de lulas e peixes pequenos.”

Notícia retirada de: http://expresso.sapo.pt/baleia-mais-rara-do-mundo-encontrada-pela-primeira-vez=f764847

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s