Morcegos ameaçados por pesticidas

Os morcegos são um dos grupos de vertebrados mais ameaçados da Europa. Um dos principais factores para a diminuição das populações é o uso de pesticidas. No entanto, este problema é completamente negligenciado pelas autoridades da União Europeia. 

“Os morcegos são um grupo de animais muito ameaçado e são uma preocupação para muitos conservacionistas e alvo de protecção na Europa. Cada país europeu chega a ter mais de metade das espécies de morcegos nativas com estatuto de ameaçado. Os pesticidas têm sido indicados como uma das principais ameaças a estes mamíferos voadores. Um estudo da Universidade de Koblenz-Landau determinou que a contaminação com pesticidas na dieta dos morcegos tem efeitos a longo prazo na reprodução destes, enquanto outros estudos têm identificado as espécies de morcegos como particularmente sensíveis aos pesticidas.

No entanto, na União Europeia, a conciliação da actividade agrícola com este grupo de animais continua a ser descurada. Mesmo na área da investigação, a grande maioria dos estudos referem-se a áreas protegidas ou a zonas florestais e a informação sobre as espécies em áreas agrícolas é mais pobre, mas alguns estudos realizados indentificam a ocorrência de diversas espécies mesmo em zonas de agricultura muito intensiva.

Num estudo agora realizado, também na Universidade de Koblenz-Landau, foi analisada a dieta dos morcegos numa zona de árvores de fruto. Foi determinada a permanência, após pulverização dos pomares, do pesticida com a fenoxicarbe como substância activa, que inibe o crescimento dos insectos. Os maiores níveis de pesticida foram encontrados nos insectos das folhas e nas aranhas, e em menor quantidade nos insecticidas voadores. Os dados indicam vias para a tomada de decisão por parte das autoridades europeias, na medida em que a existência de espécies de morcegos que colhem insectos das folhas ficam muito vulneráveis a estas práticas agrícolas, mas mesmo as espécie que se alimentam dos insectos voadores, como são altamente sensíveis, ficam vulnerabilizadas pela utilização destes pesticidas.”

Notícia retirada de: http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Morcegos-ameacados-por-pesticidas?bl=1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s