Composto do chá verde é nova esperança na luta contra o cancro

Já se sabia que composto epigalocatequina (presente no chá-verde) , pode ser utilizado para a prevenção do cancro. No entanto, até à data, não se conseguira fazer chegar aos tumores . Recentemente investigadores escoceses desenvolveram uma forma de o fazer após administração intravenosa. E o mais extraordinário, é que observaram que  2/3 dos tumores a serem tratados desapareceram ou diminuíram no espaço de 1 mês, sem quaisquer efeitos secundários.

“Cientistas das Universidades de Strathclyde e Glasgow (Escócia) publicaram recentemente na revista Nanomedicine, os promissores resultados de um estudo que é o primeiro a demonstrar a eficácia de um extrato do chá verde na luta contra o cancro.

Trata-se do galato de epigalocatequina (EGCG), um composto que já se sabia contribuir para a prevenção do cancro, mas que, até à data, não se conseguira fazer chegar aos tumores após administração intravenosa, um fator que condicionava a sua utilização no tratamento deste tipo de doença.

Esta questão foi resolvida através da administração do extrato no interior de vesículas com transferrina, uma proteína que transporta ferro no sangue e cujos recetores são abundantes em muitos tipos de cancro.

Usando esta metodologia, o extrato foi administrado a pacientes com dois tipos de cancro da pele, com resultados muito positivos.

Com efeito, os investigadores escoceses, liderados por Christine Dufès, observaram que em 40% dos pacientes com qualquer dos tipos de tumor desapareceram, tendo 20-30% registado uma redução e outros 10% estabilizado. Pelo contrário, os pacientes a que foi administrado galato de epigalocatequina não-encapsulado registaram um aumento dos tumores.

Christine Dufès conclui “Este são resultados muiro encorajadores que esperamos que possam abrir caminho para novas e eficazes tratamentos do cancro”, que “permanece como uma das doenças mortais mais comuns em muitos países”, acrescenta.”

Notícia retirada de: http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Estudo-Composto-do-cha-verde-e-nova-esperanca-na-luta-contra-o-cancro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s